Fique por dentro


Pela boa convivência

o Fluminense (4/9/2015)

A segurança e a facilidade de ter tudo em mãos agrada cada vez mais os moradores de condomínios. No entanto, conviver com vizinhos, às vezes, pode ser complicado. Cachorro latindo, carro ocupando outra vaga de garagem, obras, uso de piscina e barulho fora de hora podem ser motivos para gerar inimizade.
 
Para garantir a boa e harmônica convivência, algumas regras são fundamentais. De acordo com a síndica Roksane Popper, de 40 anos, integrar os moradores através de uma administração participativa é uma de suas estratégias para driblar os problemas.
 
A síndica conta que uma das reclamações mais recorrentes é a vaga de garagem. “Uma vez, um morador comprou o uso utilitário de uma vaga e acabou prejudicando e inviabilizando a utilização do espaço ao lado. Isso gerou um briga e um mal-estar tão grande entre os vizinhos que quase culminou com a mudança de um deles”, narra Roksane.
 
A situação só foi resolvida com as ações tomadas pelo condomínio, como aplicação de multas e notificações. Com muito diálogo, a síndica restaurou a convivência entre os dois moradores, que depois do ocorrido já não se falavam mais. “O bom senso vem em primeiro lugar. E uma administração participativa e objetiva, com o cuidado na valorização e segurança do patrimônio dos condôminos, facilita a resolução das questões mais problemáticas no ambiente coletivo. Mas, havendo necessidade, os dispositivos legais devem e são aplicados.”
 
Segundo a subsíndica Rosane Muniz, de 58 anos, regras são essenciais para evitar confusões e manter a convivência pacífica. “Se aplicadas desde o início, as pessoas vão se acostumar e respeitar as regras do condomínio. Não adianta deixar o morador se acostumar com certas coisas e depois mudar tudo com as regras. Se torna um círculo vicioso”, pontua Rosane.
 
Participação - Para definir as regras do condomínio, nada melhor que moradores participativos. Assim, todas as medidas tomadas estarão de pleno acordo entre todos os condôminos, o que pode evitar muitos conflitos. Porém, pequenas atitudes individuais podem resolver algumas questões.
 
A subsíndica recomenda tratar todos os funcionários com bom humor e manter a educação com os vizinhos. Além disso, se colocar no lugar do outro também pode evitar muitas inimizades. Rosane lembra que alguns condomínios residenciais, como o dela, na Zona Sul de Niterói, já apresentam alguns cuidados desde a construção. O salão de festas do prédio é fechado e sem varandas, para evitar problemas com música alta.
 
Em outro condomínio, no Barreto, Zona Norte, os problemas na área de lazer foram solucionados. O uso da piscina e da quadra de esportes não é mais motivo de conflitos, conta o síndico José Antônio Garrido, de 43 anos. “Antes, cada morador podia trazer dois convidados de fora para fazer atividades na quadra de esportes. Porém, cada um trazia convidados e os próprios condôminos deixavam de participar. Então, decidimos em assembleia que esse espaço seria de uso exclusivo de moradores”, relata o síndico, que também estipulou um horário de funcionamento da quadra, já que muitos vizinhos reclamavam do barulho.
 
A piscina, que ficava lotada durante o verão, passou por restrições de uso, sendo disponibilizados convites com limite diário de visitantes. Segundo Garrido, todas as medidas tomadas foram discutidas e aprovadas durante as assembleias do condomínio.
 
“Já tive questionamentos com as medidas tomadas, mas as mudanças foram debatidas em assembleia. Todos os moradores têm acesso às regras e às informações sobre gastos e reformas no condomínio, que ficam expostas em um quadro de avisos. Para mim, informações são primordiais para evitar confusões”, argumenta o síndico. Para evitar discórdia, vale lembrar a famosa frase: “Seu vizinho é o seu parente mais próximo”. Por isso, educação e bom senso nunca são demais. Uma boa conversa pode resolver muitas questões e evitar que o bom convívio entre vizinhos seja prejudicado. 
 
Para evitar problemas
 
Siga as regras internas do condomínio
 
Isso é fundamental Conviva em grupo e participe ativamente das decisões. Caso não consiga comparecer às reuniões, não reclame das medidas tomadas, pois você não estava presente
 
Entenda o espaço do outro
 
Mantenha o som em uma altura que não atrapalhe ninguém. Respeite os ouvidos e a paciência do outro, sem ultrapassar o horário de silêncio
 
Respeite os horários permitidos para a realização de obras
 
Não ande com animais pelas áreas comuns do condomínio
 
Diálogo. Saber resolver pacificamente qualquer situação é primordial
 
Seja cordial e trate todos com educação, e lembre-se: porteiro e zelador são pessoas tão dignas quanto nós
 
Feche a porta de garagem ou outra que permita o acesso de estranhos ao condomínio. Zele pela segurança de todos
 
Use o salão de festas de forma consciente, sem deixar lixo espalhado pelo chão, além de encerrar no horário combinado.
 

DRM LANÇA ADMINISTRADORA DE IMÓVEIS
Rua Debret, 23 - grupos 1412/17 - Centro - CEP 20030-080 - Rio de Janeiro - RJ
Telefones: (21) 2220-9492 / (21) 2220-9427

HGDS